Brasil: MPA: O Povo Brasileiro Homenageia Fidel

No fim de tarde desta segunda-feira, 28, representantes dos Movimentos Sociais e Populares, sindicatos, parlamentares e representantes da sociedade civil se reuniram em frente à Embaixada de Cuba no Brasil para homenagear nosso comandante Fidel Castro. O objetivo foi de deixar um “hasta siempre comandante!” e prestar solidariedade ao povo cubano.

Os presentes trouxeram o legado do Líder Revolucionário Cubano que teve sua partida física na noite desta sexta-feira, 25. Fidel partiu fisicamente, porém deixa para todos nós um legado incalculável, de determinação, justiça, inquietude, e doação integral, além disso, fica a Revolução que ajudou a construir, Cuba segue sendo um exemplo de resistência.

Representante de diversos Movimentos Sociais e Populares, sindicatos, parlamentares e sociedade civil estiveram presentes. Foto: MPA

Na oportunidade o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), publicou uma nota em solidariedade ao povo cubano a América Latina e os movimentos de luta de todo o mundo. Reafirmando os exemplos de solidariedade, dignidade, humanidade e soberania de Fidel são nossos maiores exemplos de determinação e rebeldia.

Confira a Nota:

Fidel, um Lutador incansável pela justiça social

Brasília, 26 de novembro de 2016

O Povo Cubano a América Latina e os movimentos de luta de todo o mundo se despedem fisicamente de um dos maiores revolucionários de nossa época, seguramente o mais incansável nas batalhas contra as injustiças sociais, Fidel não só Lutou por Cuba, junto com o Povo Cubano Fidel estendeu a solidariedade para diversas partes do mundo. Apesar de territorialmente pequena, Cuba não media esforços em cruzar oceanos e fronteiras para levar sua solidariedade, nessas batalhas a bandeira do socialismo sempre esteve firmemente empunhada pelo camarada Fidel e pelo Povo de Cuba, lembramos das lutas de libertação nacional de países da África e Ásia que tiveram o apoio fundamental do Socialismo Cubano.

Os exemplos de solidariedade, dignidade, humanidade e soberania de Fidel são nossos maiores exemplos de determinação e rebeldia, recordamos que mesmo em pleno Período Especial marcado pelo endurecimento do embargo ianque e a queda do Muro do Berlim, Cuba não deixou de investir em educação, saúde e na defesa dos direitos básicos de seu povo, e nem se quer nesse período Cuba deixou de estender sua mão para o mundo. Sobre tudo para nós Movimento Camponês, temos esse momento histórico como um exemplo em especial. Pois nesse período inicia-se o processo de revolução agroecológica em Cuba, com um longo programa massivo de transição chamado de Campesino a Campesino, que serve de exemplo para as bases produtivas do nosso Plano Camponês no Brasil.

Impossível não recordar do cuidado e da atenção de Fidel com as crianças, Cuba jamais deixou nenhuma criança sem estudar e sem alimentos, temos esse como uma das marcas mais fortes da Revolução Cubana. Para nós a notícia da partida física de Fidel causou-nos um turbilhão de sentimentos, que nos aperta o coração, mas também invade-nos de um forte sentimento de fé na vida e esperança. Fidel, assim como o Povo Cubano nos ensinou que o impossível é possível.

El Comandante contagiou toda uma geração de nosso continente, seus ideais e sua prática socialista é uma referência para os mais novos e para os mais vividos. Nos comprometemos em manter viva toda essa utopia de uma humanidade socialista transmitindo esses valores as gerações futuras que se encarregarão em seguir transformando a sociedade.

Fidel revolucionou Cuba, e mostrou o caminho para a revolução de toda a sociedade, e desde cedo nos mostrou que a revolução além de necessária para os povos é indispensável para a continuação da humanidade, “O capitalismo é uma selva em que o homem luta contra o homem, e haverá um dia em que a humanidade será como uma família”, Fidel.

Hasta la Victoria!

Viva Fidel!

Viva o Povo Cubano!

Viva Cuba Socialista!

Movimento dos Pequenos Agricultores- MPA- Brasil

Posted in Uncategorized