Argentina: I Congressito da CLOC-VC, as crianças como sujeitos políticos

13 de abril de 2015

Coletivo de Comunicação da CLOC- Via Campesina

COllagecomp.jpgDurante as assembleias de jovens e de mulheres acontece um grande trabalhado de integração das crianças que da CLOC, a medida que vão chegando as delegações para o VI congresso da CLOC-VC que acontece na Argentina, vão se reunindo crianças de diferentes partes de nosso continente. Jogos cooperativos de recreação, culturais e intercambio são algumas das atividades realizadas no I Congressito, que reforçam os valores cultivados pelas organizações presentes, como a solidariedade.

Uma peça de teatro está sendo desenvolvida pelas crianças, nela serão tocados temas como as experiencias de luta e resistência de diversas comunidades da América Latina. Todas as atividades focar temas que contribuam na capacidade das crianças irem gerando suas opinião própria. No ultimo dia de congresso as crianças farão uma intervenção na plenária para compartilhar com os participantes os resultados de seus trabalhos, mostrando para os mais grandes seus jogos, brincadeiras, desenhos alegria e muita mistica. e depois farão um espaço de avaliação do que foi o espaço e com isso elaborar um documento para sistematizar essa primeira experiência, e assim melhorar os próximos encontros .

Outra experiência fantástica foi os processo de construção desse espaço, feito de forma coletiva pelas organizações que estão no congresso.

A expectativa para o futuro desses meninos e meninas para os movimentos camponeses e indígenas no mundo é muito grande, eles serão a mudança do amanhã por isso essa grande aposta da CLOC-Via Campesina a continuar esse espaço, que irá se desenvolvendo e avançando.

A matéria foi construída a partir de entrevistas com José Ortega e Camila Mantiñan parte da equipe responsável pelo I congressito Continental da CLOC-VC

Posted in Uncategorized