III Assembleia de jovens da CLOC começa amanhã

dscn0446De diversos países já começam a chegar delegados e delegadas jovens para a III Assembleia de Jovens que se realizará em 8 e 9 de outubro em Quito, no Equador, no marco do V Congresso da Coordenadoria Latino-americana de Organizações do Campo – CLOC. O trabalho de organização para a III Assembleia Latinoamericana da Juventude da CLOC-VC vem sendo realizado há mais de um ano em diferentes instância,s tanto nacionais, regionais, quanto continentais. “A expectativa da III Assembleia é poder no marco da CLOC impulsionar um processo de articulação da juventude e avançar em um processo de organização mais coletivo do continente” indicou Cleber Folgado, da CLOC-VC Brasil.

Entre os temas que serão tratados durante a III Assembleia Latinoamericana da Juventude estão análise de conjuntura, socialização da memória das assembleias anteriores de jovens da CLOC e análise das regiões sobre a situação da juventude. Os temas que se debaterão nas mesas de trabalho são: formação, comunicação, soberania territorial, direitos humanos e juvenis, estrutura organizativa e incidência política.

Antonio Neto, da Via Campesina Brasil, declarou que com relação aos temas de discussão, os jovens vão “poder discutir temas que já trabalhamos nos países, tais como migração, formação, comunicação, os enfrentamentos às transnacionais e fazer uma discussão orgânica para formar um coletivo que dê seguimento às tarefas que se definam para os próximos anos. Isso não é só importante, mas urgente”.

Sayra Ticay, da Nicarágua, enfatizou “a importância da articulação da juventude desde as bases, fortalecendo o trabalho organizativo, participação e incidência no processo de tomada de decisão da juventude”.

Outro momento importante dentro da III Assembleia da Juventude, é o espaço cultural de integração, onde cada região compartilhará suas expressões culturais, como dança e música. Com muita energia, no dia 8 de outubro, dia da juventude, e com a mística própria dos jovens da CLOC-VC, iniciará a III Assembleia.

Posted in Uncategorized