O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) tornou público nesta quinta-feira, 17 de maio, sua posição política com relação as Eleições deste ano, 2018. O documento reafirma a posição do Movimento em defender e atuar de forma intensa para garantir a liberdade, a candidatura e a eleição do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Afirma o Plano Camponês como um eixo central para construção de Políticas Públicas e transformações da Produção e da Vida no Campo, bem como, apresenta os critérios para definir apoio a Deputados e Deputadas Federais e Estaduais.
Confira o Documento na integra:
POSIÇÃO DA DIREÇÃO NACIONAL DO MPA SOBRE AS ELEIÇÕES 2018
Presidência da República
O MPA se posiciona, defende e atuará de forma intensa para garantir a liberdade, a candidatura e a eleição do Ex-presidente Lula.
Para os Governadores/as e Senadores/as
Em cada Estado o MPA decidirá o apoio a governador dentro do campo da esquerda que mais se identifique com as reivindicações do Movimento;
Em ambos os casos, presidente e governadores o MPA afirmará o Plano Camponês como eixo central para construção de Políticas Públicas e transformações da Produção e da Vida no Campo.
Para os Deputados/as Federais e Estaduais
O MPA nos Estados definirá o apoio a deputados/as baseado nos seguintes critérios:
- Que assumam em sua atuação Legislativa e Política, institucional e popular defender as pautas políticas do MPA;
- Apoio ao Movimento em suas lutas e reivindicações, tendo como centralidade o Plano Camponês;
- Que estabeleçam um relacionamento político constante com as direções estaduais do Movimento;
- Que assumam o compromisso de contribuir de forma material e cooperada para com as atividades organizativas do Movimento;
Rio de Janeiro, 17 de maio de 2018