O Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), nesta segunda feira, dia 11 de dezembro, se junta à greve de fome contra a reforma da Previdência iniciada pelas companheiras e companheiros do MPA, que está acontecendo desde o dia 05 de dezembro em Brasília, no salão verde da Câmara dos Deputados.
As camponesas Rosangela Piovizani e Rosa Job, do MMC, somam-se à greve, ao lado de Josi, Leila, Frei Sérgio e Simoneide de Jesus, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), e Fábio Tinga, do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos (MTD). Para Rosangela, “Estou entrando em greve de fome para mais uma tarefa da luta do MMC e da luta da classe trabalhadora. Entrar em greve de fome é um ato extremo, mas necessário nesse momento em que a aliança desse governo golpista com o capital retira inúmeros direitos e políticas públicas do povo. Estamos num momento de desafios e esta iniciativa é de luta e rebeldia, não devemos ter medo, esta decisão é em nome do direito de proteger e garantir a vida com dignidade para as mulheres e a classe trabalhadora em geral”. Às companheiras Rosangela e Rosa, enviamos toda nossa solidariedade e desejamos muita força para essa ação de extrema solidariedade com a vida de milhares de pessoas.
Fábio (MTD), Rosa (MMC), Josineide (MPA), Leila (MPA), Simoneide (MPA), Frei Sérgio (MPA) e Rosângela (MMC)
Os direitos Previdenciários são pauta histórica do MMC, que participou na luta e na construção da constituição de 1988, constituição essa que garantiu muitos direitos para as mulheres camponesas, pois até então a profissão de agricultora não existia. Os golpistas tentaram nos enganar, dizendo que os rurais estavam fora, mas a verdade é que a reforma da previdência mantém inúmeros prejuízos para nós, mulheres camponesas. A bandeira da Previdência Pública Universal e Solidária é muito cara para o MMC. Construir um projeto de sociedade onde todas as pessoas tenham direito a viver com dignidade, permanecer no campo, produzindo alimentos saudáveis, enfrentando todas as formas de violências contra as mulheres é a nossa missão.
O Movimento de Mulheres Camponesas convoca todas as mulheres camponesas, suas famílias, a classe trabalhadora em geral a se somar na luta contra a Reforma da Previdência. Não aceitamos retrocessos!
A Previdência é Nossa! Ninguém tira ela da Roça! Nenhum Direito a Menos!